Comissão discute novas tecnologias em locomotivas nesta quinta-feira (28). Deputados querem conhecer projetos de motores alimentados por baterias solares e células de hidrogênio.
A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras discute nesta quinta-feira (28/10/21) a adoção de novas tecnologias na tração de locomotivas. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), será realizada no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 14 horas.
Uma das preocupações da comissão é com o reaproveitamento de trechos ferroviários abandonados para a implantação de trens de passageiros, em projetos ambientalmente corretos. Na reunião desta quinta-feira (28), as empresas Wabtec e Progress Rail vão apresentar suas tecnologias sustentáveis.
A Progress Rail, por exemplo, desenvolveu uma locomotiva elétrica, movida a energia solar, que reduz as emissões de gás carbônico. Já a Wabtec desenvolve locomotivas movidas a célula de hidrogênio, que também reduz a emissão de gases de efeito estufa.
A Comissão Pró-Ferrovias, que funciona pela terceira vez na ALMG, dá continuidade às discussões sobre investimentos em infraestrutura ferroviária e sobre a destinação de recursos do acordo do Estado com a Vale e da renovação antecipada de concessões ferroviárias. O trabalho da comissão resultou no novo marco regulatório do setor, que permite novos investimentos privados em linhas férreas de menor extensão, as chamadas short lines.