HNSD faz mutirão de cirurgias de câncer de pele

HNSD faz mutirão de cirurgias de câncer de pele

Fotos: Acom/HNSD

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), por meio do médico oncologista Henrique Camilo, realiza, uma vez por mês, cirurgias de câncer de pele — em um mutirão que acontece desde maio de 2020. Até o momento, foram feitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 84 cirurgias e 360 consultas.

De acordo com Henrique Camilo, existe uma demanda reprimida de pacientes oncológicos na regional de Itabira e, por este motivo, nasceu a ideia de promover os mutirões de cirurgias. “Após visitar Itabira, minha cidade de origem, durante o 1° Seminário Regional de Oncologia, quando participei como um dos apresentadores, recebi o convite do Alexandre Coelho, diretor do HNSD. Durante nossa conversa, começamos a idealizar esse projeto”, contou o médico, que está à frente dos mutirões desde o início.

As cirurgias são realizadas às sextas-feiras, com o auxílio do médico cirurgião Lucas Travassos e com o anestesiologista Bruno Tavares Apgaua. As altas hospitalares são normalmente aos sábados pela manhã e os pacientes são encaminhados para o ambulatório no mesmo turno para atendimentos de primeira consulta, retornos de cirurgias e segmentos oncológicos.

Henrique Camilo é especialista em cirurgia oncológica no Hospital de Câncer de Barretos desde 2015. Desde então, atuou em Belo Horizonte com medicina privada e a ideia de realizar as cirurgias oncológicas o trouxe de volta para Itabira.  “A saudade de Itabira sempre existiu. Minha família é de Itabira e com tradição médica pelas duas partes: paterna e materna. Conciliar vontades com necessidades foi possível graças ao HNSD”, reconheceu o médico.