HNSD comemora 163 anos com expansão da hemodiálise e reinauguração do setor

Fotos: Divulgação/HNSD

HNSD comemora 163 anos com expansão da hemodiálise e reinauguração do setor

Fotos: Divulgação/HNSD

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) completa, nesta sexta-feira (15), 163 anos de fundação. Para celebrar a data, no próximo dia 27, às 10h, o setor de hemodiálise será reinaugurado após reforma e expansão dos atendimentos, já que seis novas máquinas darão o reforço ao serviço.

Com o aumento da capacidade, o HNSD passa a atender 246 pacientes por semana, 36 a mais do que é feito atualmente. Cada paciente precisa de três sessões semanais, ou seja, a partir de agora serão 738 atendimentos a cada seis dias.

Inaugurado em janeiro de 1989, o tratamento de hemodiálise no HNSD iniciou com apenas cinco máquinas e 11 pacientes. Em 1999 houve a mudança para o prédio atual, após doação de 21 máquinas feita pela Vale. Agora, com a nova reforma e o aumento dos equipamentos, o HNSD passa a contar com 41 máquinas por turno.

Os investimentos ao longo do tempo fizeram o hospital se tornar uma referência macrorregional, atendendo a maioria dos municípios vizinhos. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2021 foram realizadas 31.333 sessões de hemodiálise, com uma média mensal de 220 pacientes atendidos. Atualmente o setor conta com 53 colaboradores, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, psicólogo, assistente social, nutricionista e outros profissionais.
Segundo o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, a reinauguração da hemodiálise e o aumento no número de atendimentos “é um presente para a instituição nestes 163 anos de existência”.

“Estamos muito felizes em poder comemorar os 163 anos do Hospital Nossa Senhora das Dores promovendo a expansão de um serviço que é tão importante para a nossa região. Sabemos que temos muito o que fazer ao longo dos próximos anos, mas, aos poucos, estamos concretizando os nossos planejamentos. A reforma e reinauguração da hemodiálise é um bom presente para o hospital, mas sabemos que quem realmente está sendo beneficiado com tudo isso são os nossos pacientes”, disse o provedor.

Saiba mais – Hemodiálise é o procedimento por meio do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Mais ações – Também no dia 27, o HNSD lançará o Núcleo de Inovação e a campanha “Retribua Saúde”. Além disso, será feita a entrega do novo Sistema Contra Incêndio de todo o prédio onde funciona o hospital.