Shows instrumentais e oficina de fotografia no Memorial Vale

Foto: Bárbara Lissa e Maria Vaz

Shows instrumentais e oficina de fotografia são atrações no Memorial Vale

O Memorial Vale recebe esta semana duas atrações instrumentais – o concerto de violão de Ulisses Rocha (dia 24) e o show de Renato Savassi e grupo Quatro em Ponto (dia 27). Nos dias 26 e 27 será realizada a Oficina de Fotografia e Outras Linguagens de Maria Vaz, dentro do projeto “Um país chamado Pará”, que é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale. Todas as atrações são gratuitas.

Está em cartaz até 3 de setembro o trabalho de pesquisa de Fatine Oliveira: “Corpos Sem Filtro – narrativas visuais de mulheres com deficiência”, em uma bela exposição na sala do Cyber Café.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Ulisses Rocha – Foto: Eleuse Sousa

Confira os detalhes da programação:

Dia 24 (quinta-feira) às 20 horas, gratuito

Concerto de violão de Ulisses Rocha no Memorial Vale

O Memorial Vale recebe no dia 24 de agosto, às 20 horas, dentro do projeto Contemporâneo, o renomado violonista, arranjador e compositor Ulisses Rocha, de São Paulo, que celebra o lançamento do seu novo CD “Véu” e a estreia do violão Herrmann 020/2023 construído por Frederico Herrmann e Raul Herrmann Júnior. Ulisses Rocha transita entre os mundos da música brasileira, da música erudita e do jazz, sendo reconhecido principalmente por sua versatilidade evidenciada nas apresentações como solista, em pequenas formações como duos ou ainda ao lado das principais orquestras sinfônicas do Brasil. Com 15 CDs gravados, Ulisses se apresentou em mais de 20 países em quatro continentes. A apresentação é gratuita e é preciso retirar até um par de ingressos por pessoa uma hora antes do evento, pois os lugares são limitados.

Ulisses Rocha é Doutor em Música e atua como professor na UNICAMP (Universidade estadual de Campinas) há 33 anos, além de ter sido professor convidado na University of Florida, nos EUA. O cd Véu é o 15º álbum de sua carreira, lançado nas principais plataformas de streaming e exclusivamente no formato digital. Véu reúne 11 composições originais, sendo 9 inéditas. Dentre as já conhecidas estão a releitura de “Perto Do Céu” para violão solo e “One More Year” que podem ser apreciadas no canal do autor no Youtube. O trabalho é totalmente solo alternando lirismo, virtuosismo e criatividade, características já conhecidas nos trabalhos anteriores do violonista, mas que agora aparecem de forma mais contundente, tanto na profundidade das interpretações quanto na execução de cada peça. Para saber mais sobre o artista, acesse @ulissesrochal.

Foto: Bárbara Lissa e Maria Vaz

Dias 26 e 27 (sábado e domingo), gratuito

Oficina Fotografia e Outras Linguagens, com Maria Vaz, do projeto “Um país chamado Pará”

O Memorial Vale recebe no sábado dia 26 (às 10h e às 14h30) e domingo dia 27 (às 10 h) a Oficina de Fotografia e Outras Linguagens de Maria Vaz, que faz parte do projeto “Um país chamado Pará”, exposição que reúne 23 dos mais importantes fotógrafos paraenses e está em cartaz em Belo Horizonte e São Paulo com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

A oficina tem como objetivo ampliar as possibilidades do fazer fotográfico em encontro com outras linguagens e processos criativos, trazendo obras e reflexões que tensionam os limites da fotografia. A oficina tem duração de 3h, sendo concluída no mesmo dia. As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.namazonia.org.

Maria Vaz é mestra em Artes Visuais pela EBA/UFMG e bacharel em Artes Plásticas pela UEMG/Guignard. Atua como artista visual, fotógrafa, pesquisadora e produtora cultural. Em seus trabalhos trata da relação entre a memória e o esquecimento, real e imaginário, desenvolvendo uma produção híbrida por meio de imagem e palavra e do uso de arquivos públicos e privados.

Um País Chamado Pará

Exposição de 23 fotógrafos paraenses que chega a Belo Horizonte na Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e, depois, segue para São Paulo. Faz um panorama da fotografia contemporânea, com imagens em suportes alternativos (foto-esculturas, pinholes, vídeos e videomapping), produzido pelos principais fotógrafos da cena paraense, em recorte que engloba os últimos 30 anos.

Dia 27 (domingo), às 11 horas, gratuito

Show Renato Savassi & “Quatro em Ponto”

Renato Savassi – Foto: Paulo Lacerda

O Memorial Vale recebe no domingo dia 27 de agosto, às 11 horas, o músico Renato Savassi, que se apresenta com o grupo “Quatro em Ponto”, formado pelos músicos Ricardo Cheib, Luadson Constâncio e Tiago Araújo. Eles fazem o show do cd “Renato Savassi & Quatro em Ponto”, lançado em 2021, que conta com as composições de Renato Savassi, uma música de Tiago Araújo e uma de Giacomo Lombardi. O álbum foi um dos 10 selecionados pela distribuidora CD Baby em parceria com a Brasil Calling para ser divulgado em rádios e playlists no mundo todo juntamente com artistas como Itiberê Zwarg e Yamandu Costa. A apresentação integra o projeto Memorial Instrumental, que tem curadoria de Juliana Nogueira. O show é gratuito e é preciso retirar até um par de ingressos por pessoa uma hora antes do evento, pois os lugares são limitados.

Renato Savassi se une agora ao grupo “Quatro em Ponto” após 20 anos à frente da banda Cálix (flauta, violão, bandolim e voz), com participações em shows de artistas consagrados como Gilberto Gil, Flavio Venturini, Marcus Viana, Banda Focus (Holanda), 14 Bis entre outros, e tendo integrado a Orquestra Mineira de Rock.

Exposições em andamento

Até 3 de setembro – Exposição Corpos Sem Filtro: narrativas visuais de mulheres com deficiência, de Fatine Oliveira

O Memorial Vale recebe até o dia 3 de setembro a “Exposição Corpos Sem Filtro: narrativas visuais de mulheres com deficiência”, de Fatine Oliveira. A exposição foi construída com base na pesquisa de mestrado desenvolvida e defendida por Fatine Oliveira na UFMG em julho de 2021. O trabalho articulado pela pesquisadora foi estimulado pela invisibilidade experimentada por mulheres com deficiências físicas e/ou raras que usam a plataforma Instagram para abordar o cotidiano que as envolve por meio de registros fotográficos dos corpos. A entrada é gratuita.

Longe de reforçar discursos capacitistas ou focar em narrativas de superação, a exposição convida os visitantes a observar como os afetos perpassam os percursos de mulheres com deficiência que optam por se apresentar nas plataformas digitais.

A exposição integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo do Memorial Vale e tem entrada gratuita.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.