Memorial Vale recebe Gunga Minas Festival 

Fotos: Divulgação/Vale

Memorial Vale recebe a abertura e o encerramento do Gunga Minas Festival 

Primeira edição do projeto terá rodas de Mestres, Cortejos, Teatro de Bonecos e apresentações musicais que prometem realizar uma celebração da cultura popular.

Fotos: Divulgação/Vale

Entre os dias 29 de maio e 02 de junho três cidades mineiras vão receber a primeira edição do Gunga Minas Festival, projeto que tem como objetivo principal a valorização das Guardas de Congo e Moçambique mineiros. O festival apresentará 06 guardas de Congo e Moçambique e vai contar com a participação da Velha Guarda Musical do Salgueiro, do Trio Nordestino, Maira Baldaia; Maciel Salu, Grupo Surreal, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Quadrilhas Juninas, Espetáculo de Teatro de Bonecos Caminhos de São Saruê, entre outras atrações. O evento será aberto no dia 29 de maio, às 14 horas, nos Jardins do Memorial Vale, com uma roda de mestres com a participação de cerca de dez mestres e mestras e alguns convidados vindos de Recife, Salvador, Goiás e Minas Gerais. No domingo, dia 02 de junho o Festival volta ao Circuito da Liberdade para o encerramento, com um cortejo na Praça da Liberdade, às 10h, e o espetáculo “Gunga” no auditório do Memorial Vale, às 11h30. A retirada de ingressos deve ser feita 1 hora antes do evento, sendo apenas um ingresso por pessoa.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho, será vez das cidades de Brumadinho e Ouro Preto receberem o Festival. Em Brumadinho o Festival será realizado no Teatro Municipal e na Praça de Eventos; em Ouro Preto o Gunga Minas Festival será realizado no Largo do Cinema em parceria com o Festival Gastronômico.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival vai apresentar 06 guardas de Congo e Moçambique das cidades de Brumadinho (Moçambique de Santa Isabel, Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário de Sapé e Marinhos e Moçambique de Santa Efigênia); de Mário Campos (Irmandade de Nossa Senhora Aparecida); e de Ouro Preto (Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia).

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Veja também

São mais de 850 vagas no Programa de Estágio 2024