Ascom/PMI

Barreiras sanitárias realizam mais de duas mil abordagens no feriado

Dados são das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Urbano, que trabalharam para evitar a aglomeração de pessoas nos distritos e região rural.

As barreiras sanitárias instaladas nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, além de em pontos estratégicos de acesso à região rural, especialmente às cachoeiras, abordaram 2.181 veículos durante o feriado. A ação, coordenada pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Urbano (SMDU) durante quatro dias, teve o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus (covid-19) em Itabira.A operação realizou ainda visitas às pousadas dos distritos, Morro Redondo, Serra dos Alves e às cachoeiras da região. As abordagens, preventivas e educativas, contaram com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT)/ Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). As fiscalizações pleitearam o cumprimento dos protocolos do Minas Consciente e da legislação sanitária. A visitação e a entrada de ônibus, vans e kombis foram controladas: quem apenas passaria o dia nos atrativos turísticos não teve a entrada permitida.

A Vigilância Sanitária informou que de sexta-feira (9) à segunda-feira (12), foram abordados 1.379 veículos em Ipoema, 630 em Senhora do Carmo, e 172 veículos na Serra dos Alves. Os visitantes tiveram a temperatura corporal medida, foram orientados sobre os sintomas da covid-19, como agir em caso de suspeita da doença, a utilizar máscaras em todos os locais e a correta higienização das mãos.

Veja também

Barreiras Sanitárias vão até segunda (12)