Urna eletrônica de Itabira será auditada pela Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), realizou o sorteio das urnas eletrônicas de votação que serão auditadas publicamente pelas equipes da Justiça Eleitoral. Ao todo foram escolhidas cinco seções eleitorais, dentre as existentes em toda Minas Gerais. 

Itabira foi um dos cincos municípios sorteados para ter uma das urnas eletrônicas auditada pelos servidores da justiça eleitoral.

Na tarde deste sábado (14/11), o Sr. Juiz Eleitoral Dalmo Luiz Silva Bueno, escoltado pela Polícia Militar, conduziu a urna da seção sorteada até o Quartel, sede do 26° BPM, no bairro Fenix, onde um helicóptero da Polícia Civil, juntamente com servidores do Tribunal Regional Eleitoral (Belo Horizonte), vieram buscar a urna.

Segundo a Justiça Eleitoral, o procedimento funciona como auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Os cinco cartórios eleitorais deverão substituir essas urnas por outras urnas eletrônicas de reserva, já existentes nas zonas.

Matérias relacionadas

Mesários não deram retorno se vão trabalhar nas Eleições 2020

Vídeo: Iniciada gravação de dados dos Candidatos a Prefeito e Vereadores

Vídeo: As 284 Urnas Eleitorais já estão no Fórum de Itabira

Biometria não será usada nas Eleições, diz Filipe Diniz, chefe do cartório

Juiz e Promotora se reúnem com donos de Rádio, advogados e Políticos