WIN 2020 acontece em formato on-line

A transmissão será nos dias 1, 2 e 3 de dezembro nas redes sociais da Acita.

O Programa WIN – Caminhos para a diversificação econômica traz uma novidade para a edição de 2020, o evento será totalmente on-line e vai apresentar a “Trilha do Agronegócio” Serão três dias com um conteúdo voltado para apresentação de cases de sucesso, palestras e depoimentos com os envolvidos no segmento do agronegócio. As apresentações acontecem nas redes sociais da Acita – Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, no facebook, youtube e Instagram simultaneamente, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Basta procurar por @acitaibira e acompanhar a programação.

Será uma oportunidade de conhecer como o agronegócio vem ganhando espaço em Itabira, após a implantação do Programa Agrowin, O programa vem desenvolvendo ações para fomentar o agronegócio local, garantindo mais produtividade e renda para o trabalhador rural.

A Acita, responsável pela realização do WIN encontrou um desafio de promover esta edição sem aglomeração de pessoas em um formato que demonstrasse a importância do evento, porém, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

Em época de pandemia, imposta pelo novo coronavírus, a comissão organizadora decidiu realizar o WIN de forma on-line, evidenciando o eixo do agronegócio, que desde 2017 vem desenvolvendo ações contínuas.

Durante os três dias de evento a programação vai demonstrar as ações consolidadas pelo programa Agrowin, como a criação da Central de Compras, o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Banana e a Regularização das Agroindústrias de produtos de origem animal e vegetal.

O Agrowin está demonstrando resultados positivos, orientando e capacitando produtores de Itabira. A ideia é mostrar como o agronegócio oferece oportunidades emergentes em nossa região e apresentar ao público o caminho trilhado até aqui.

O Programa Agrowin é formado por entidades parceiras como a ACITA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – (EMATER-MG), Sindicato Rural de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira representada pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e Secretária de Saúde (Vigilância Sanitária) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira (CMDRS).

Veja abaixo a programação:
01/12/2020 – Compras Coletivas
19H – Abertura ACITA e patrocinadores.
19h15 – Cenário atual do agronegócio em Itabira
Palestrante: Mauro Lucio Ferreira- Engenheiro Agrônomo Emater- MG Itabira
– Ocupação do solo
– Principais atividades
– Perfil dos produtores
– Visão de futuro
Talk: Cenário do Agronegócio com: Mauro Ferreira, Fábio Lucio de Oliveira Saez, Técnico agrícola, superintendente da secretaria Municipal de agricultura da Prefeitura Itabira e Evandro Lage Avelar, produtor rural presidente do sindicato rural de Itabira.

19H45 – Vídeo com cases do Agronegócio Compras Coletivas
19H50 – Palestra: “Importância das compras coletivas e organização do grupo”– Wilson Barros de Moura, Consultor de desenvolvimento, planejamento e implantação de novos negócios, Sistema FAEMG.
20h25 – Agradecimentos, programação do próximo dia e encerramento

02/12/2020 – Cadeia Produtiva da Banana
19H – Abertura (SINDICATO RURAL)
19H15 – Cases Cadeia Produtiva da Banana – Vídeo com os cases da região
19h20 – Palestra A cultura da Banana
Tema: Bananicultura como oportunidade para o desenvolvimento local e regional
Palestrante: Deny Sanábio Coordenador Estadual de Fruticultura Emater-MG
Engenheiro Agrônomo, com especialização e mestrado em agronomia.

Conteúdo:
– Panorama
– Potencialidades
– Desafios
– Comercialização
– Oportunidade
20h – Agradecimentos, programação do próximo dia e encerramento

03/12/2020 – Regularização da Agroindústria
19H – Abertura EMATER (Fala da Cibele)
Cibele Morais Castro – Nutricionista, Extensionista Bem Estar Social da Emater
19H15 – Cases “Regularização da Agroindústria” – Vídeo com os cases da região
– Vídeo Crasir
19h20 – Convidado – “Agroindústria como oportunidade de negócios – Thaís dos Ângelus Queiroz Brumano Kalil, Coordenadora Técnica Estadual de Agroindústria
19h45 – A importância do WIN para a diversificação econômica e a convergência entre os 4 caminhos. – Eugênio Müller – Head de Inovação e Sustentabilidade
20h20 Agradecimentos, programação e encerramento