As frentes de obras para construção de pistas e obras de arte especiais (OAEs) entre o km 288,40 ao km 317 da BR-381/MG são espaços únicos para movimentação de trabalhadores e equipamentos. Nestes espaços, os usuários da rodovia federal devem evitar fazer manobras de retorno de sentido de tráfego, visto que o espaço reduzido para tal e a falta de visibilidade dos demais motoristas. Durante as obras de duplicação da rodovia federal, os desvios laterais abrem espaços para retornos de sentido. Isso porque as estruturas e pistas estão em construção, sem alternativas viáveis e seguras aos motoristas. No último trecho em obras entre o entroncamento da MG-320 para Jaguaraçu até Ribeirão Prainha há desvios laterais delimitados pela sinalização provisória de obras e, desrespeitar esses espaços gera riscos para acidentes entre veículos.
Por isso, o DNIT pede a todos os motoristas que não usem os desvios entre as pistas em obras para realizar manobras de retorno de tráfego, salvo haja contorno delimitado pela sinalização. Fazer retorno de sentido sobre os espaços em obras também acaba colocando os trabalhadores envolvidos no empreendimento em risco, pois eles estão expostos ao tráfego de veículos da rodovia federal. Cuidados durante as obras – No período em que o DNIT finaliza as obras no lote 3.1, os motoristas precisam ter atenção quanto aos desvios para construção de pistas e OAEs. Eles estão alocados nos trechos:
- Municípios de Nova Era a Antônio Dias – km 290 ao km 294 – início nas obras de construção da ponte sobre o Ribeirão Oncinhas até as obras da ponte do Ribeirão Severo I;
- Municípios de Antônio Dias e Jaguaraçu – km 310 ao km 314 – Construção de pistas e obras de arte especiais (OAEs) entre o Binário Prainha até a construção da ponte sobre o Ribeirão Prainha.
A autarquia pede aos motoristas que mantenham a atenção dentro dos desvios laterais na duplicação da BR-381/MG, quanto ao limite de velocidade de 40 km/h e seguir as orientações da sinalização provisória de obras instalada nos trechos.