Parlamentares e prefeitos se mobilizam pela ferrovia Bahia-Minas

Ferrovia é apontada como alternativa ambientalmente mais segura aos minerodutos na região - Arquivo: ALMG/Sarah Torres

Parlamentares e prefeitos se mobilizam pela Bahia-Minas. Reativação da ferrovia, desativada em 1966, une autoridades de dois estados.

Ferrovia é apontada como alternativa ambientalmente mais segura aos minerodutos na região – Arquivo: ALMG/Sarah Torres

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras realizará, nessa terça-feira (31/8/21), a partir das 16 horas, uma audiência pública para mobilização de prefeitos, parlamentares e representantes de outras instituições em favor da retomada da ferrovia Bahia-Minas, que liga o município de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) ao porto de Caravelas, no litoral sul da Bahia.

A reunião, que será realizada no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi requerida pelo presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB); pelo vice, deputado Gustavo Mitre (PSC), pelo deputado Coronel Henrique (PSL) e pela deputada Laura Serrano (Novo).

O prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho, é um dos convidados da reunião, assim como o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, parlamentares municipais, estaduais e federais votados na região e prefeitos ou vice-prefeitos de outros 14 municípios do leste de Minas e do Sul da Bahia.

Criada em 1882, a Bahia-Minas funcionou até 1966, em uma extensão de aproximadamente 600 quilômetros. Após ser desativada, teve grande parte de seus trilhos retirados, seja pela ação criminosa ou por decisão de órgãos governamentais.

De acordo com o deputado João Leite, uma avaliação técnica recente concluiu que o trecho não teria carga suficiente para viabilizar sua retomada econômica, mas prefeitos e parlamentares acreditam que as potencialidades da região foram subestimadas.

“A região tem lítio, pedras preciosas, carne, celulose”, argumenta o presidente da comissão, salientando que a ferrovia poderia ser uma alternativa ambientalmente mais segura aos minerodutos que algumas empresas tentam implantar na região, utilizando recursos hídricos que já são escassos no semi-árido mineiro.

A estrada Bahia-Minas foi imortalizada na música “Ponta de Areia”, composta por Fernando Brant e Milton Nascimento. Por esse motivo, músicos participarão da audiência pública desta terça-feira, na Assembleia, como um símbolo da mobilização pela retomada da via férrea.

Veja também

Reunião debate intenção de retirar funções da Polícia Civil