O Hospital Vital Brazil, em Timóteo, receberá mais 10 ventiladores mecânicos que ajudarão na ampliação de leitos de UTI no município e no tratamento de pacientes em estados graves da Covid-19. A informação é da deputada estadual Rosângela Reis (Podemos), que recebeu nesta segunda-feira (22), o comunicado do secretário de Estado de Governo, Igor Eto, em resposta a um pedido anterior da parlamentar por mais leitos e reforço de vacinas para a região.
Os equipamentos chegarão nesta semana e serão instalados no Hospital Vital Brazil. Os ventiladores chegam por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Ao todo, já são 77 respiradores que Rosângela Reis conseguiu destinar para a região do Vale do Aço, desde o início da pandemia.
No último domingo, a deputada Rosângela Reis acompanhou uma vistoria de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para avaliar a forma de aumentar a capacidade de leitos nos hospitais de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga.
Além dos leitos, nesta segunda-feira começa a distribuição, pela Superintendência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, de quase 20 mil vacinas para os municípios do Vale do Aço. As doses fazem parte do sétimo lote e foram fabricadas pelo Instituto Butantan. Outros lotes devem chegar na região ainda nesta semana.
Segundo Rosângela Reis, o Vale do Aço está com sua rede de saúde colapsada e o foco agora deve ser a soma de esforços para dar uma resposta rápida no combate à pandemia da Covid-19.
“Não podemos perder tempo. Estamos orientando os municípios e consórcios a comprarem as vacinas por meios próprios. Cada segundo que perdemos é uma vida em jogo. Já perdemos pessoas demais. São mães, pais, avós e avôs. Tios e tias. Filhos e filhas. Agora não cabe partido ou política, precisamos salvar vidas”, afirmou Rosângela Reis.
Para tentar agilizar a compra de vacinas em Minas Gerais, a deputada Rosângela Reis também apresentou o Projeto de Lei 2.543/2021, que propõe zerar a cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre as compras de vacinas contra a Covid-19, em todo o território mineiro.
Veja também