Conselho do MPF rejeita investigação contra Paulo Gonet

WhatsApp
Facebook
Imprimir

Conselho do MPF rejeita investigação contra Paulo Gonet e mantém procurador no caso Banco Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) rejeitou nesta sexta-feira (25), por 5 votos a 4, a abertura de investigação contra o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por sua atuação relacionada ao caso Banco Master.

O pedido havia sido apresentado pelo Partido Novo, que solicitava a apuração de possível prevaricação e o afastamento de Gonet dos processos. O conselho também decidiu, por unanimidade, mantê-lo à frente dos casos relacionados ao banco.

A discussão envolve mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, nas quais Gonet é mencionado. Até o momento, a citação não foi acompanhada de indícios públicos de que o procurador tenha interferido nas investigações.

O caso também ganhou repercussão após a divulgação de uma fotografia de Gonet ao lado de Vorcaro em um evento jurídico realizado em Londres, em 2024. Gonet negou proximidade com o ex-banqueiro.

Com a decisão, o pedido de abertura de investigação foi rejeitado, enquanto Gonet permanece na condução dos processos relacionados ao Banco Master. O MPF havia informado previamente que o CSMPF analisaria se havia elementos suficientes para uma investigação sobre a atuação do procurador-geral no caso.